A Gaúcha na cobertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996
2016
Luiz Artur Ferraretto


O rádio do Rio Grande do Sul nunca vira uma cobertura de Olimpíada como a de 1996. Em Atlanta, pela primeira vez, uma emissora de Porto Alegre enviou uma equipe completa para acompanhar os jogos. O gerente Armindo Antônio Ranzolin pretendia fazer valer o slogan adotado então – “A rádio de todos os esportes” –, além de ampliar o leque de produtos oferecidos pela Gaúcha.

A equipe da Gaúcha em Atlanta (1996)
Da esquerda para a direita, Antônio Carlos Macedo, Roberto Brauner, José Alberto Andrade, Sérgio Boaz e Francisco Paulo Bisogno (Chicão).
Fonte: Acervo particular de José Alberto Andrade.

A cobertura da emissora contou, assim, com uma equipe formada por quatro profissionais de microfone – Antônio Carlos Macedo, José Alberto Andrade, Roberto Brauner e Sérgio Boaz –  e por um dos mais competentes técnicos de áudio do estado – Francisco Paulo Bisogno. Como recordou em seu bloghttp://viadutras.blogspot.com.br/ – o jornalista Flávio Dutra, a preparação começou logo depois da Copa do Mundo de 1994, também realizada nos Estados Unidos:

E lá fomos, Cézar Freitas, da RBS TV, e este que vos fala para Atlanta, capital da Geórgia, sede da Coca Cola e da CNN, mas uma cidade com um terço da população de Porto Alegre. Graças à ajuda do pessoal da TVE espanhola, que organizava as comunicações da Copa do Mundo e estava envolvida também com a Olimpíada, fomos muito bem recebidos pelo Comitê Organizador, visitamos todos os locais disponíveis e levantamos os dados necessários para a cobertura prevista pela Gaúcha.
No ano seguinte deixei a RBS e não acompanhei a evolução do projeto, que foi bem-sucedido e, confesso, me deixou emocionado quando começaram as primeiras transmissões. 

Como rádio é som, nada melhor do que lembrar esta cobertura histórica na voz de seus protagonistas. Um pouco antes da Olimpíada do Rio, o programa Arquivo Gaúcha, com a competente produção e edição de Rafael Lindemann, trouxe os grandes momentos da Olimpíada de 1996.


Programa Arquivo Gaúcha (31 de julho de 2016)
Produção e edição: Rafael Lindemann.
Texto de abertura: José Alberto Andrade.
Locução: Domingos Martins.

Fonte: RÁDIO GAÚCHA. Arquivo Gaúcha, Porto Alegre, 31 jul. 2016. Programa de rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.