Cláudio Zappe assume a Rádio Imembuí
2018
Luiz Artur Ferraretto

No final da década de 1990, uma das mais tradicionais emissoras do estado, a Imembuí, troca de dono. É mais um lance da trajetória de Cláudio Zappe como radiodifusor. Sem, em nenhum momento, recorrer, do ponto de vista administrativo, à noção de grupo e fazendo de Santa Maria a base de seus negócios, o radialista havia começado, em janeiro de 1972, como sócio da Guarathan AM, a se tornar um dos principais empresários do setor no interior do Rio Grande do Sul. Mais de uma década antes, no ano de 1960, Zappe havia iniciado a sua carreira na mesma emissora. Constituindo com Paulo Gilberto Höher, em 1964, a Gilppe Publicidade Ltda., primeira agência de propaganda do município, obtém os recursos necessários a sua transformação em radiodifusor.
Depois da Guarathan, compra outra tradicional estação do interior, a Osório AM, da cidade de mesmo nome, em uma sociedade com Jaime Medeiros Pinto, da qual, mais tarde, passa a fazer parte, também, o gerente da rádio, Pedro Farias. Adquirindo e renegociando emissoras, Zappe sai, por exemplo, na metade dos anos 1990, da Guarathan e se torna, em 1997, sócio-majoritário da Imembuí. Zappe compra e vende emissoras sem recorrer à formação de redes entre estas:
Se fizéssemos rede, teríamos uma redução de custo enorme, em especial no que diz respeito a número de funcionários, mas não conseguiríamos dar aquela atenção toda à comunidade. O ingresso em uma rede de emissoras, própria ou de outros grupos, significa redução de custos, mas, em alguns casos, significa também redução de faturamento.
Conforme a conveniência regional, as estações de Zappe fazem parcerias com as redes de Porto Alegre. Por exemplo, em março de 2000, a Imembuí, na Região Central, retransmite jogos de futebol em cadeia com a Pampa, enquanto a São Luiz, no Noroeste, integra a Rede Gaúcha Sat, veiculando irradiações esportivas e noticiários.

Cláudio Zappe relembra sua trajetória (julho de 2016)
O radialista e radiodifusor havia recebido o título de Empresário do Ano, como diretor da Imembuí, dado pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria.
Fonte: Diário de Santa Maria, Santa Maria, 1º jul. 2016. Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.