Otávio Gadret e a Rádio Grenal
2018
Luiz Artur Ferraretto

Prefixo da Rádio Grenal (setembro de 2015)
Fonte: Acervo particular.

A Rede Pampa já havia tentado manter uma emissora dedicada exclusivamente ao futebol. E o projeto foi alterado ao sabor das possibilidades do mercado de rádio. A ideia que levara a Rádio Pampa a falar quase somente sobre esportes de 1999 a 2002 seria retomada, acrescentando-se a ela intensa participação do ouvinte. Ideia do empresário Otávio Gadret, é esta a fórmula adotada pela Grenal, emissora que, com certa rapidez, vai desbancar outras tradicionais, como a Band e a Guaíba.
O projeto começa em março de 2011, quando oito horas da programação da Rádio O Sul passam a ser ocupados pelo Show do Futebol. O jornalista Vinícius Carvalho ancora das 6 às 10h, sendo substituído por Fabiano Brasil, que fica no ar das 10 às 14h. No restante do dia, a emissora dos 780 kHz seguiria com notícias lidas e comentadas ao microfone, em uma espécie de reforço de marca do diário mantido então em versão impressa pelo grupo da família Gadret.
Um ano depois, em 18 de março de 2012, a O Sul é rebatizada com o nome do clássico mais importante do futebol gaúcho. No dia 28 de maio, a Rede Pampa apresenta a nova emissora em um evento para o mercado publicitário, como registra o portal Tudo Rádio:
A Rede Pampa organizou na noite de ontem, 28 de maio, o evento de lançamento da Rádio Grenal, sua nova aposta no mercado de rádio gaúcho. O evento foi realizado a partir das 19h (horário de Brasília) no Chalé da Praça XV, localizado no centro de Porto Alegre. Estiveram presentes no lançamento da rádio o governador do Rio Grande do Sul (Tarso Genro), o presidente do Grêmio (Paulo Odone), o presidente do Internacional (Giovanni Luigi), entre outras autoridades do estado. O nome da emissora é originado da forma como é chamado o jogo clássico realizado entre as equipes de futebol Grêmio e Internacional. 
A estreia oficial no ar ocorreu ontem (28 de maio) junto ao evento e a emissora deverá realizar transmissões especiais a partir de uma estrutura montada em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, sendo um estúdio panorâmico que possibilita a interação por parte dos ouvintes presentes no local. Esse planejamento também é uma forma de divulgar o início das operações da nova rádio. As transmissões na região do Mercado Público ocorrerão até a próxima sexta-feira, 1º de junho.
Caindo no gosto do ouvinte por incentivar a todo momento a participação do público, a Grenal chega ao ano de 2018 próxima das dez primeiras emissoras na audiência geral da faixa de frequência modulada e em posição confortável como segunda no segmento de jornalismo. Na realidade, dentro desse, corre em raia própria e exclusiva, oferecendo um diferencial temático.

Vinheta da Rádio Grenal (setembro de 2015)
Fonte: Acervo particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.