A inauguração festiva da Rádio Gaúcha em novembro de 1927
2021
Elisa Kopplin Ferraretto

Jornal A Federação anuncia a inauguração da Rádio Gaúcha (19 de novembro de 1927)
Fonte: RÁDIO Sociedade Gaúcha. A Federação, Porto Alegre, 19 nov. 1927. p. 4.

Após um período de transmissões experimentais, a inauguração festiva da Rádio Sociedade Gaúcha, sediada no sexto andar do Grande Hotel, ocorreu em 19 de novembro de 1927. Os acontecimentos daquela noite foram lembrados 60 anos depois, em um dos episódios da série de programas especiais comemorando o aniversário da emissora, com roteiros de Nelson Cardoso.  

Galenas revisadas, ajustados os receptores de válvulas em vistosas caixas, famílias e rádio-vizinhos ao pé dos aparelhos ouviram claramente, som limpo, o speaker Antônio Spetzold anunciar:

Na onda de 265 metros, está no ar a Rádio Sociedade Gaúcha, a voz dos pampas.


Baseado em notícias da imprensa da época, Cardoso relata:  

O estúdio, e equipamentos e instalações foram inaugurados com a presença do doutor Otávio Rocha, intendente municipal, “de outras autoridades e de excelentíssimas famílias”, conforme noticiaram os jornais do dia seguinte, com riqueza de detalhes: “Visitadas as três vastas salas, uma por uma, das quais os presentes tiveram excelente impressão, tomou a palavra o doutor Fernando Martins, presidente da Rádio Gaúcha, que fez uma bela preleção sobre o ato inaugural. A sua oração foi logo irradiada não só para esta capital como diversos pontos do estado. Falando do estúdio, disse o orador que ele se constituiria em núcleo nobre do sistema nervoso da capital, dele irradiando todas as suas manifestações artísticas e intelectuais. [...] Do seu programa, diremos que ele visa, acima de tudo, o progresso do nosso caro Rio Grande, como parte integrante e indissolúvel deste esplêndido Brasil – progresso no seu tríplice aspecto: moral, intelectual e material. Qualquer tese sã, aí enquadrada, terá boa acolhida neste recinto que, pela mão da ciência, fala para o infinito.

Conforme Cardoso, os discursos das autoridades foram seguidos de apresentação da Orquestra de Câmara de Sotero Cosme, tendo como destaque, na viola, a participação de Radamés Gnatalli. O programa inaugural, que começou com a execução da música Forza del Destino, foi oferecido pela Casa Armando F. Ribeiro e Companhia.  

A partir daí, a Gaúcha passou a transmitir às terças, quintas, sábados e domingos. Cardoso destaca: 

A nova emissora seguiria a mesma trilha das outras estações pioneiras do país no início de suas transmissões: elitista e elitizante [...]. Mas o começo foi assim, mesmo porque, além das contribuições mensais dos associados e esporádicos auxílios particulares ou dos poderes públicos, a emissora não dispunha de outras fontes de receita para sua manutenção e desenvolvimento. Tanto que a própria imprensa escrita lhe dava apoio nesse sentido. Na coluna de radiotelefonia do Diário de Notícias do dia 24 de novembro, por exemplo, antes das notícias, lia-se, em caixa alta, uma frase exortação que dizia: “Auxiliar a Rádio Sociedade Gaúcha é concorrer para a prosperidade do Rio Grande do Sul".

Esta realidade só começaria a ser modificada na década seguinte, com o advento do rádio comercial e de uma programação mais voltada ao gosto popular.


Jornal A Federação noticia como foi a inauguração da Rádio Gaúcha (21 de novembro de 1927)
Fonte: RÁDIO Sociedade Gaúcha. A Federação, Porto Alegre, 21 nov. 1927. p. 4.

A respeito da série de programas produzida por Nelson Cardoso, é preciso registrar que foi uma ideia de Flávio Alcaraz Gomes. Ia ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h25 e às 17h50. Dela, foi preservada apenas parte dos roteiros, cuidadosamente guardados por Jayme Copstein. O jornalista, anos depois, repassou o material para Luiz Artur Ferraretto. Abaixo, o roteiro de um dos programas:



Roteiro do episódio 61 do programa Gaúcha - 60 Anos (2 de fevereiro de 1987)
Fonte: Acervo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.