Liberdade FM: o gauchismo em frequência modulada
2014
Luiz Artur Ferraretto

Comunicadores da Liberdade FM (1999)
Fonte: Acervo particular.

É o caminho de uma segmentação diferente de tudo o que era feito então no mercado da Grande Porto Alegre o adotado pela Liberdade FM, emissora que transmite, de início, da cidade de Viamão e, mais tarde, transfere seus estúdios para a capital do Rio Grande do Sul. A rádio começa a operar em agosto de 1984. Vive-se, então, o apogeu dos festivais regionalistas. Logo em seguida, a estação pertencente a Telmo Jaime Tartarotti passa a veicular as músicas que se destacam nestes eventos, além de canções de base folclórica da Argentina e do Uruguai. Testando a repercussão junto ao ouvinte, vai ampliando os espaços dedicados ao gauchismo. Em julho do ano seguinte, toda a programação da Liberdade FM volta-se para o regionalismo em suas várias vertentes e, em 1° de setembro de 1985, a rádio transmite 24 horas.

A instalação da Liberdade FM coincide, deste modo, com o auge dos festivais de música regional, tipo de evento iniciado em 1971 com a Califórnia da Canção Nativa, organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, de Uruguaiana. No mesmo ano em que a estação de Telmo Tartarotti posiciona-se neste nicho de mercado, ocorrem 86 festivais. Vários deles são transmitidos pela emissora, que, gravando as músicas apresentadas, tem assim farto material para oferecer aos seus ouvintes. Na segunda metade da década, a Liberdade FM mantém-se entre o 4° e o 5° lugar de audiência geral da Região Metropolitana, de acordo com um estudo realizado, em 1987, a pedido da rádio, pela Multimídia Publicidade, com base em dados do Ibope. Vai consolidando, ainda, um público cativo. Deste modo, em 1991, 75% dos seus ouvintes estão fidelizados, sintonizando apenas os seus 95,9 MHz. Um pouco antes, durante o 16° Salão da Propaganda Gaúcha, a Liberdade FM é escolhida como Veículo do Ano 1989.

Até o final do século, a estação de Tartarotti marca presença não só nos festivais regionalistas, mas também em eventos como a Semana Farroupilha, que culmina com o desfile de 20 de setembro, data do início do levante farrapo de 1835, e a Exposição Internacional de Animais (Expointer), realizada anualmente no Parque Assis Brasil, em Esteio, município da Grande Porto Alegre. É, também, na segunda metade dos anos 1990 que a rádio chega a veicular o seu áudio através da internet, experiência logo abandonada, a exemplo da Rede Liberdade Sat, breve tentativa, em 2002, de estruturar uma cadeia de emissoras via satélite. De fato, o modelo introduzido por Telmo Tartarotti sofre os efeitos da decadência dos festivais, reduzidos, de acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 33 eventos no ano 2000.

De outra parte, com base na Liberdade FM, o empresário monta o Sistema Tartarotti de Comunicação, incluindo, ainda, a Rádio Metropolitana FM, que mistura participação do ouvinte com promoções, sambão e pagode; a gravadora Raízes, dedicada ao tipo de música veiculada nas estações do grupo; e o canal 46 em UHF, integrante da Central Nacional de Televisão (CNT), de Curitiba.

Um comentário:

  1. A Rádio Liberdade para mim era em Viamão, onde trabalhava um grande amigo,também jornalista e historiador: João Batista Marçal, jå falecido. De sua mudança para Porto Alegre, não tomei conhecimento mas, é certo que atuou intensamente nos festivais de música gauchesca, talvez ainda atue, não acompanho mais o movimento.

    ResponderExcluir

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.