Balanço do Rádio do RS em 2025
Alguns apontamentos para recordar
a história do rádio no estado
Luiz Artur Ferraretto

Em 2025, o rádio entrou na antessala de um futuro tecnologicamente de proporções inimagináveis. E esse futuro é a inteligência artificial. Há dois caminhos para o uso da IA: o preguiçoso e de baixo custo, aquele adotado por quem, de fato, não consegue olhar para além do próprio nariz, e o do desafio e do investimento constantes, próprio das pessoas que aproveitam, de modo positivo, as novidades. O uso de IA na produção e apresentação de programas musicais ou na substituição de repórteres e redatores na captação e no processamento de notícias reduz custos, mas pode implicar uma quebra de empatia com a audiência e mesmo uma desconfiança em relação à autenticidade e à confiabilidade do veiculado. No entanto, a utilização da IA como auxílio na organização e na edição de conteúdos, no seu aprimoramento e até como fonte de ideias para o novo pode ser um poderoso incremento no cotidiano das rádios. Lutar contra é burrice. Aceitar um uso passivo também. Ter uma posição provocadora, mas com a cautela necessária, vai garantir protagonismo e criar barreiras para concorrentes menos preparados. Só o tempo dirá quem vai acertar e quem vai errar na utilização da inteligência artificial.
HIBRIDIZAÇÃO GANHOU FORÇA
Ganharam ainda mais força o uso da imagem e as transmissões com esse recurso via internet. Os melhores exemplos de hibridização, como no ano anterior, foram protagonizados por rádios do Grupo RBS. Não tem como deixar de destacar coberturas como a da Maratona NB 42K Porto Alegre, realizada em 27 de abril, usando
imagens de cinegrafistas in loco da RBS TV e cortes de câmera realizados na emissora
de televisão no Morro Santa Teresa, tendo parte da transmissão das 5 às 9h30,
somente pelo portal GZH e, após o final da prova, pela Gaúcha, com o programa Domingo Esporte Show. Luciano Périco e Diori Vasconcelos comandaram a cobertura que contou com a participação de convidados e da reportagem da rádio, à qual se integrou Mylena Acosta, repórter da RBS TV.
Transmissão da Maratona NB 42K Porto Alegre
(27 de abril de 2025)
O YouTube consolidou-se também como um importante instrumento para reforço de marca para as rádios hibridizadas com a televisão e a internet. Pelo canal ATL TV, da Atlântida, o público pode acompanhar, por exemplo, a série de documentários sobre o Pretinho Básico, atração que completou 18 anos em 2025.
Trailer da série sobre o programa Pretinho Básico
(maio de 2025)
DEZ ANOS DE LIDERANÇA DA GAÚCHA
Conforme os levantamentos da Kantar Ibope Media, a Gaúcha completou 10 anos de liderança geral de audiência na Grande Porto Alegre. A fórmula de sucesso da emissora traz um breaking news constante na forma de bate-papo, misturando as principais notícias, cobertura esportiva e entretenimento.
Institucional dos 10 anos de liderança da Gaúcha
(março de 2025)
SUPERAÇÃO NA COBERTURA DA SUCESSÃO DO PAPA FRANCISCO
O rádio do Rio Grande do Sul fez diversas coberturas ao longo do ano. As mais importantes pela relevância histórica foram, sem dúvida, as relacionadas ao acompanhamento do julgamento, condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus cúmplices por tentativa de golpe de Estado. No entanto, a do funeral do papa Francisco e da escolha do seu sucessor, Leão XIV, caracterizou-se pela maior quantidade de situações envolvendo superação. Rodrigo Lopes, do Grupo RBS, talvez tenha sido o profissional gaúcho com mais tempo de permanência junto à Santa Sé. Por iniciativa própria, Daniel Scola, que já cobrira a escolha do papa Francisco, deslocou-se para o Vaticano, acabando por acertar a sua presença, durante a cobertura, nos veículos do Grupo Sinos, de Novo Hamburgo. Rádios da Serra, região de forte presença da Igreja Católica, usaram profissionais brasileiros que vivem na Itália. Foi o caso da Rádio Caxias, de Caxias do Sul, com Evandro Fontana, e das emissoras do Grupo RSCOM, sediado em Bento Gonçalves, com Roberto Nichetti. A Tua Rádio São Francisco, de Caxias do Sul, recorreu a Silvinei José, da Rádio Vaticano. A Luz e Alegria, de Frederico Westphalen, lançou mão do padre Rafael de Castro, natural daquele município, mas morador de Roma. Da Rádio Universidade, de Pelotas, o programa Pelotas 12 Horas transferiu-se para o Vaticano, com uma equipe formada por Clayton Rocha, Paulo Gastal Neto e Vinícius
Machado Ferreira. Também da Zona Sul do estado, o rio-grandino Denis Luciano conseguiu patrocinadores e levou as marcas da Rádio Cidade, de Criciúma, e do Grupo Catarinense
de Rádios, a Roma para acompanhar a escolha do novo papa.
ACIMA DE TUDO, RÁDIO É EMOÇÃO
Em 15 de outubro, Dia dos Professores, Rosane de Oliveira citou, de forma agradecida, a sua primeira professora. Foi na abertura do Gaúcha Atualidade. Sem que a comentarista soubesse, a produtora Kyane Sutelo localizou a mestra, gerando um dos momentos mais emocionantes do ano no rádio do estado.
Trecho do Gaúcha Atualidade
(15 de outubro de 2025)
ALERTA ELEGANTE
Eterno repórter - um dos melhores de sua geração -, Luiz Carlos Reche, da Grenal, foi a principal voz a contestar a declaração homofóbica e infeliz do técnico Abel Braga na coletiva do dia 30 de novembro de 2025. E o fez de forma educada e elegante. O técnico, mais tarde, pediria desculpas nas redes sociais. Civilizadamente, Reche deu, na entrevista, a oportunidade para que Abel se explicasse, enquanto os demais, na prática, nada fizeram.
Luiz Carlos Reche na coletiva do técnico Abel Braga
(30 de novembro de 2025)
A VOLTA DA RÁDIO PELOTENSE
Em 7 de julho, a Pelotense, primeira emissora a se firmar no Rio Grande do Sul, voltou ao ar depois de dois anos, por iniciativa do Grupo A Hora, também responsável pela retomada do jornalismo diário na cidade de Pelotas. Logo em seguida, em 25 de agosto, a rádio completou 100 anos.
Jornal A Hora do Sul registra o alcance da emissora
(6 de novembro de 2024)
DUAS MARCAS FORTES NO MUSICAL POPULAR
Em 2025, a Rede Massa chegou a Porto Alegre e o Grupo Bandeirantes de Comunicação retomou a operação de sua emissora musical na capital gaúcha. Ambas entram em um segmento dominado por marcas como Caiçara, 104 e 92.
Vídeo de divulgação da Massa FM, de Porto Alegre, no Instagram
(abril de 2025)
Melhor da Tarde, da Band TV, anuncia a estreia da Band FM em Porto Alegre
(22 de julho de 2025)
OS 55 ANOS DA REDE PAMPA
A ousadia de um jovem de apenas 22 anos transformou-se no grupo de comunicação com a maior quantidade de emissoras de rádio no Rio Grande do Sul. Em agosto de 1970, Otávio Dumit Gadret comprou a Caiçara. Foi um negócio arriscado pago com um Karmann-Ghia – carro esportivo fabricado pela Volkswagen do Brasil S.A – usado e muitas prestações. Começava a nascer a Rede Pampa, que, em 2025, completou, portanto, 55 anos.
Marcas operadas pela Rede Pampa em rádio
(dezembro de 2025)
OS 45 ANOS DA RÁDIO UNIÃO FM, DE NOVO HAMBURGO
Sob a gestão de Rodrigo Giacomet, a União expandiu a sua rede de emissoras e se consolidou como uma das marcas mais fortes do rádio de formato adulto contemporâneo no sul do país, operando estações em Novo Hamburgo, Pelotas e Blumenau. No dia 6 de março, comemorou 45 anos.
Rodrigo Giacomet celebra o aniversário da União
(6 de março de 2025)
O CENTENÁRIO DE MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO
O Grupo RBS comemorou, em 2025, o centenário de seu fundador. Maurício Sirotsky Sobrinho é um dos três mais importantes empresários da história da comunicação de massa do Rio Grande do Sul, junto com Breno Caldas e Otávio Dumit Gadret. Entre as dezenas de atividades promovidas pelo conglomerado, a mais importante foi o lançamento do livro Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida, escrito pelo jornalista Tulio Milman.
Capa de Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida, de Tulio Milman
(2025)
O CENTENÁRIO DE DARCY FAGUNDES
E OS 70 ANOS DO GRANDE RODEIO CORINGA
O ano marcou o centenário de Darcy Fagundes, um dos apresentadores do Grande Rodeio Coringa, icônica atração tradicionalista da Rádio Farroupilha. O radialista e o programa foram o tema dos Festejos Farroupilhas em 2025. Ganhou
também o documentário Darcy Fagundes: Meu Famoso Pai Desconhecido, produzido
por sua filha Luciane Fagundes e por Antonio Czamanski.
Zero Hora noticia os 70 anos do Grande Rodeio Coringa
(1° de maio de 2025)
EM LIVRO, A TRAJETÓRIA DE TRÊS GRANDES PROFISSIONAIS
De Piratíni – que Israel Lopes grafa, acertadamente, como o apelido de Antônio Amabile era pronunciado –, passando por Paulo Sant'Ana, o mais identificado – e gremista – dos cronistas esportivos gaúchos, e chegando a Daniel Scola, um dos jornalistas de maior destaque do século 21. A trajetória do apresentador de A Hora do Bicho, primeiro programa de auditório do estado, é recuperada pelo incansável Israel Lopes. A de Sant'Ana, por Márcio Pinheiro, jornalista que sabe muito sobre o futebol e a cobertura esportiva no Rio Grande do Sul. Afinal, é filho de outra lenda: o colorado Ibsen Pinheiro. Já as histórias de Daniel Scola são contadas por ele próprio, revirando memórias e experiências.
Capa de Piratíni e A Hora do Bicho, de Israel Lopes
(2025)
Capa de Paulo Sant'Ana, o gênio indomável, de Márcio Pinheiro
(2025)
Capa de Antes da tempestade – 30 anos de jornalismo, de Daniel Scola
(2024)
PAULO PIRES DEIXA O GRUPO BANDEIRANTES
O profissional que sempre afirmou ter ondas de rádio correndo no lugar do sangue deixou aquela que era, com breves intervalos, a sua casa durante quase 46 anos. Paulo Pires, um dos mais importantes plantões de estúdio do estado, transferiu-se para o Debate Raiz, de Leonardo Meneghetti. Antes, protagonizou um momento de muita emoção ao microfone da Band.
Despedida de Paulo Pires no Prorrogação, da Band (30 de abril de 2025)
OS 40 ANOS DE JOSÉ ALBERTO ANDRADE NA GAÚCHA
Profissional de, incrivelmente, um único emprego em sua trajetória, José Alberto Andrade completou 40 anos de Rádio Gaúcha. No Conversas Cruzadas, de GZH, contou detalhes de sua carreira para Léo
Saballa Jr. E deu uma aula de jornalismo e coerência.
Uma das lições de José Alberto Andrade no Conversas Cruzadas
(31 de outubro de 2025)
OS 35 ANOS DE JULIO FÜRST NO GRUPO RBS
Julius Brown, Mister Lee, Mestre Julio, Julio Fürst... Várias encarnações... Em todas, uma comunicação fácil e muito conhecimento sobre música. Este ano, Julio Fürst comemorou duas datas redondas importantes. São 35 anos de Grupo RBS. São 50 anos do primeiro concerto Vivendo a Vida de Lee, evento realizado em 13 de agosto de 1975, quando o radialista era o Mister Lee, da Continental.
Postagem de Julio Fürst em seu perfil no Instagram
(2025)
OS 45 ANOS DE MAURO BORBA NO RÁDIO DE PORTO ALEGRE
Ele tem mais estrada do que isso. Afinal, começou no rádio na sua cidade natal, Cachoeira do Sul. No entanto, a comemoração é mais do que justa. Na Band, na Ipanema, na Pop Rock, na Mix e, mais recentemente, na 102,3, Mauro Borba é a cara de Porto Alegre.
Em seu perfil no Instagram, Mauro Borba recorda o início de carreira em Porto Alegre
(1° de agosto de 2025)
UMA HOMENAGEM MERECIDA (E NECESSÁRIA)
Ele trabalhou em várias funções no rádio e fez história com o Sessão Jazz, na FM Cultura. Falecido em 2023, o jornalista Paulo Moreira ganhou uma homenagem na Casa de Cultura Mario Quintana, onde uma sala passou a abrigar o seu acervo com centenas de CDs.
GZH notícia a inauguração da Sala Paulo Moreira
(5 de setembro de 2025)
EM MEMÓRIA DE GRANDES PROFISSIONAIS
Em 2025, o rádio e a comunicação prantearam o falecimento de vários profissionais. Aqui, alguns deles: Erica Kramer, que trabalhou na Rádio Educadora,
ligada à então Fundação Educacional Padre Landell de Moura (13 de março); Éldio Macedo, do Ringue 12, da TV Gaúcha, e
da cobertura da Seleção Brasileira pela Rádio Gaúcha (29 de março); Lasier
Martins Júnior, repórter da Rádio Gaúcha nos anos 1990 (14 de maio); João Paulo
Heck, profissional ligado ao gauchismo e conhecido pelo seu trabalho no rádio
de Venâncio Aires (24 de junho); Ruy Carlos
Ostermann, um dos maiores cronistas esportivos da história do jornalismo brasileiro (27 de junho); Wanderlei de Brito,
profissional de forte atuação no rádio e no ensino no Vale do Taquari (27 de
junho); Fernando Delmar Catarino, profissional com atuação no rádio de Santa
Vitória do Palmar (27 de junho); Jorge Alves Junior, o Jorginho, jornalista e
radialista com passagens pelas rádios Caxias, Studio e Difusora, de Caxias do
Sul (7 de julho); Telmo Freitas, radialista que atuou nas rádios Tupanci,
Pelotense e Universidade, de Pelotas (9 de julho); Edílio José Soliman, frei
com passagens por várias emissoras dos capuchinhos, tendo trabalhado como
superintendente das rádios Maisnova FM e Veranense (21 de julho); Mary
Terezinha, cantora nativista que, dividindo o microfone com Teixeirinha, fez
grande sucesso em programas como Teixeirinha Amanhece Cantando (30 de
julho); Claudinho Pereira (18 de agosto), DJ e agitador cultural com passagens
por emissoras como Atlântida e Cidade; Célia Ribeiro, com atuação em vários
veículos do Grupo RBS dos anos 1960 até 2016 (25 de setembro); e Jorge André (20
de novembro), profissional de destaque no rádio do Litoral Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.