Paulo Torino e a Unisinos FM
2019
Luiz Artur Ferraretto
Leonardo Melgarejo (pesquisa)

Inaugurada oficialmente em 10 de novembro de 1995, a Unisinos FM começa na verdade bem antes, como uma experiência de um grupo de alunos no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Baseada em uma experiência precária – e pirata  de um grupo de alunos, a emissora iria se transformar na primeira rádio totalmente informatizada do Brasil, em um processo que deve muito ao esforço e à dedicação do jornalista e professor Paulo Torino.

No ano de 1986, ainda estudante, Torino – junto com seus colegas de curso Adriano Alves e Liceu Piovesan – monta uma espécie de emissora pirata no bar usado pelos alunos de Comunicação, com o transmissor colocado no Diretório Central de Estudantes. Pouco antes de se formar, Paulo é convidado pelo professor e comentarista esportivo Paulo Mesquita para ser repórter na Rádio Bandeirantes. Um ano depois, Mesquita não conseguiria mais dar aulas de noite em função da cobertura de jogos de futebol, indicando Torino para substituí-lo nesse turno. No começo de 1988, com Paulo recém-formado e já professor de radiojornalismo, a emissora transfere-se para o prédio onde ocorriam as aulas. Os primeiros equipamentos foram custeados, assim, pelos próprios criadores da rádio, a Comunicação FM, que funcionava sem nenhuma autorização oficial nos 107,9 MHz.


Entrevista realizada por Leonardo Melgarejo em 20 de outubro de 2018

Na primeira metade da década de 1990, começa a ser desenvolvido um projeto para que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos obtenha uma outorga educativa. Antes, chega a ser alugado um espaço na Rádio São Leopoldo AM, das 20 às 21h, para experimentar uma programação ao vivo realizada pelos próprios alunos diretamente do estúdio de rádio no campus. Nessa fase, são firmados acordos com as emissoras internacionais BBC, Deutsche Welle, France e Exterior de España, para usar o material produzido pelos seus serviços em português e que continuariam a ser veiculados quando a Unisinos FM entra no ar em 1995.

No entanto, o processo de obtenção da outorga vai ser demorado e penoso, com muitos contatos em Brasília, culminando com a aprovação no Senado Federal, um momento particularmente emocionante para Torino, em janeiro de 1995.


Entrevista realizada por Leonardo Melgarejo em 20 de outubro de 2018

Em seu primeiro momento, a Unisinos FM transita pelo jornalismo – noticiários e programas especiais –, cultura – entrevistas, coberturas de shows e eventos – e música – rock’n roll, blues, jazz, soul e MPB. A inspiração vinha de três fontes: dos noticiários da Bandeirantes, de São Paulo; dos programas culturais da BBC, de Londres; e da musicalidade da Ipanema FM, de Porto Alegre.

Queríamos ser todas essas rádios em uma só e queríamos ser a melhor FM que já existiu – afirma Paulo Torino, primeiro diretor da emissora e idealizador dessa programação inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.