Radioweb, a maior agência de notícias para rádio do país
2016
Luiz Artur Ferraretto

Cartaz comemorativo aos 15 anos da Agência Radioweb (2016)
Fonte: Site Agência Radioweb.

Em 2001, um novo modelo de negócio radiofônico começou a ser estruturado em Porto Alegre e que, gradativamente, iria ganhar repercussão nacional. No dia 23 de agosto daquele ano, começava a funcionar a Agência Radioweb. Antes, no entanto, a ideia foi sendo forjada ao longo do primeiro semestre. Paulo Gilvane Borges, Caroline Mello, Daniela Madeira e Juliana Turatti cobrem a primeira edição do Fórum Social Mundial, oferecendo conteúdo para emissoras gaúchas. Em cinco dias, 80 estações reproduzem o material gerado por eles. No mês seguinte, surge o nome da empresa. Em junho e julho, Mariana de Freitas, primeira repórter da agência, acompanha a Caravana da Agricultura Familiar. No dia 23 de agosto, o site da Radioweb está no ar. Mesmo operando via rede mundial de computadores, a maior parte dos clientes não possuía ainda acesso à internet e gravava por telefone – via o serviço 0800 – o material disponibilizado pela agência.

Um ano depois do surgimento da Radioweb, já são 110 as emissoras a usar o serviço da empresa, que cobre a sua primeira eleição presidencial. Em 2003, a agência termina com o seu 0800, passando a operar somente pela web. No dia 15 de março de 2004, passa a contar com um escritório em Brasília, com o jornalista Geanoni Mousquer. Três anos mais tarde, a jornalista Daniela Madeira transfere-se para São Paulo, onde começa a atuar como diretora da empresa para a Região Sudeste. Um pouco antes, em meados de 2005, a Agência Radioweb já oferecia um novo serviço: a formatação de conteúdo para a criação e manutenção de rádios corporativas.

Em dezembro de 2015, a agência contabiliza 3.122.335 downloads, um crescimento de 20% em relação ao ano de 2014. São 2.200 emissoras afiliadas. No mês seguinte, o ranking da newsletter Jornalistas&Cia coloca a empresa como a segunda mais premiada da história do jornalismo brasileiro. Tudo isto resultado de um longo trabalho, uma trajetória iniciada a partir de uma ideia quase singela durante o Fórum Mundial, 15 anos antes. Ideia singela, mas genial.

Cobertura do Fórum Social Mundial (2001)
Boletim produzido durante o evento, espécie de embrião do trabalho a ser desenvolvido pela Agência Radioweb.
Fonte: Agência Radioweb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.