A Rádio Viva e o Grupo RSCOM
2018
Luiz Artur Ferraretto

Uma das mais fortes marcas do rádio do interior do Rio Grande do Sul começou a ser construída em 1983, quando Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luís Piccoli, Alfredo Cousandier Filho e Fernando Merlin Racchele assumem o controle da Rádio Difusora AM, de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Está começando a se constituir a Rede Serrana de Comunicação, atual Grupo RSCOM. A marca Viva vai ser adotada no ano de 1985 e começa a se consolidar, cinco anos depois, quando é adquirida uma estação de frequência modulada em Farroupilha.

Carlos Domingos Piccoli, então diretor-superintendente da Rede Serrana de Comunicação (1997)
Fonte: SOUTO, Alceu Salvi. Viva, uma história de 50 anos. Bento Gonçalves: Rede Serrana de Comunicação. p. 340.

Em 1997, quando se completavam 50 anos da fundação da antiga Rádio Difusora, no livro comemorativo à data, Carlos Domingos Piccoli recordaria:
Quando retornei a Bento Gonçalves, já formado engenheiro, juntamente com Alfredo Cousandier Filho, também engenheiro, fundamos a Construtora Piccoli, Cousandier Ltda. Isto foi em 1975. Ficamos até 1983 trabalhando no ramo de engenharia. 
O Antônio concluiu seus estudos em 1981 e foi convidado para trabalhar novamente na rádio. Neste meio tempo, ele tinha criado a Mercatto Propaganda, da qual eu era sócio, junto com o Fernando Rachele e a Vania Tusset.
Em 1982, um grupo político havia assumido a rádio. Mas, perdidas as eleições, vencidas por Ormuz Rivaldo, desinteressaram-se da emissora e propuseram ao Antônio que assumisse a direção da Rádio Difusora. Foi então que o Antônio nos convidou para assumirmos com ele.
Justamente neste ano, a construção civil sofreu um baque com a quebra do BNH [Banco Nacional de Habitação, órgão do governo voltado ao crédito imobiliário], gerando uma grande crise nessa área. Nossa empresa, até então com 150 funcionários, ficou apenas com um. 
Como tínhamos uma reserva financeira, aceitamos o convite e viemos para a rádio: Fernando, Alfredo, Antônio e eu. O Alfredo permaneceu cerca de um ano e meio e, em seguida, com a reativação da construção civil, voltou para a construtora.
Conforme a pesquisa Top of Mind de 2016, a Viva FM é uma das marcas mais lembradas do interior do Rio Grande do Sul. Focada nas comunidades da Serra, a emissora posiciona-se como musical popular voltada à classe C.
Em abril de 2018, quando completou 35 anos, o Grupo RSCOM operava ainda os portais de notícias Leouve e Olá! Serra Gaúcha, além de outras seis emissoras. Em duas delas, a empresa mantém uma parceria no segmento musical jovem com a Jovem Pan, de São Paulo: 90.7 MHz, na Grande Porto Alegre, e 92.5 MHz, Serra Gaúcha.

Carlos Domingos Piccoli e o futuro do Grupo RSCOM (2018)
Fonte: ARANTES, Rogério Costa. Leouve, Bento Gonçalves: Grupo RSCOM, 13 abr. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.