As alterações na Ipanema FM dos anos 1990
2015
Luiz Artur Ferraretto

Nos anos 1990 e 2000, Katia Suman e, mais tarde, Eduardo Santos vão deixar suas marcas na gestão da Ipanema FM. O núcleo base de emissora havia se desestruturado: Mauro Borba, em 1992, foi para a então Felusp FM, ligada à Universidade Luterana do Brasil, e Nilton Fernando deixou a rádio em 1995. Depois de um breve período de transição conduzido por Edson Araújo, então gerente da Bandeirantes FM, assumiu Katia Suman, de extrema popularidade graças à sua performance ao microfone nas noites dos 94,9 MHz, quando abre espaço para os, na sua expressão frequente, “radiouvintes”, em conversas que variam do hilário a uma profundidade “papo-cabeça”, não usual na programação jovem de consumo rápido de outras estações. Na gerência de programação da rádio, Kátia aprofunda o posicionamento de mercado da emissora, que passa a se autodefinir como uma estação voltada ao “segmento AB Rock Forever Young”, em outras palavras: rock, a música, e atitude rock, a rebeldia, para todas as idades.

Katia Suman (1996)
Fonte: Ipanema FM Press, Porto Alegre, 1996. p. 2. Folheto.

A popularidade de Katia é enorme. Em outubro de 1999, a decisão administrativa de demitir a então responsável pela Ipanema – “A rádio do ouvinte” nas vinhetas repetidas ao longo da programação – repercute tanto que centenas de mensagens são colocadas no mural eletrônico existente no site da estação dos 94,9 MHz, várias fazendo menção a esse slogan:
15/10/99 21:18:34
A Ipanema é ou não é a rádio do ouvinte? Pois é, mas ninguém me perguntou se eu queria a saída da Katia!!!!!! Não dá pra acreditar nisso!!!! (...) Dedé – Porto Alegre – RS(...)
16/10/99 04:10:07
Tive uma graaande idéia. A Ipanema fez propaganda enganosa: “A rádio do ouvinte”. (...)Ninguém nos consultou sobre porra nenhuma. Companheiros, vamos mover uma ação coletiva, incluindo dano moral (eu fiquei danificado). Talvez não traga a Katia de volta, mas uma boa indenização é bem possível. Gladmir – Novo Hamburgo – RS
Quando Eduardo Santos assume a programação da Ipanema em janeiro de 2002, a rádio retoma um pouco da proposta original, sem desconsiderar a realidade de mercado e apostando em muitas promoções comerciais. Em linhas gerais, a nova programação abrange rock, música eletrônica, hip-hop e até jazz. A emissora, no entanto, segue, ainda, um princípio que remonta às suas origens, como explica Eduardo Santos:
A programação da Ipanema é feita de uma maneira bem diferente da das outras rádios. Tudo mundo acredita no Top 40. A rádio tem que tocar 40 músicas, músicas de trabalho. Na Ipanema, cada locutor faz a sua programação. Vale trazer CD de casa, vale baixar MP3, vale material que chega das gravadoras.
Junto com as promoções que a Ipanema realiza, a atualização de conteúdo e linguagem implementada por Santos rende à rádio o prêmio de Veículo do Ano de 2002, conferido no 28º Salão da Propaganda Gaúcha, promovido pela Associação Rio-grandense de Propaganda.

Eduardo Santos (1996)
Fonte: Ipanema FM Press, Porto Alegre, 1996. p. 3. Folheto.

Durante parte do período de Eduardo Santos, a Ipanema adota, em sua plástica, uma série de vinhetas gravadas por Luiz Carlos Sadowski, o Tiozinho, décadas depois ainda presentes no imaginário dos ouvintes.






Vinhetas da Ipanema FM (início dos anos 2000)
Fonte: Acervo particular de Luiz Carlos Sadowski.

3 comentários:

  1. Sensacional. Deu saudades agora. Me lembro da Kátia Sumam falando com os "morceguinhos" durante a madrugada. A rádio rock morreu aqui em POA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ipanema foi um marco da cultura do Rio Grande do Sul. A gente deve muito a caras como Nilton Fernando, Mauro Borba, Jimi Joe, Mary Mezzari, Cagê, Nara Sarmento, Katia Suman, Edu Santos, Alemão Vitor Hugo, Ricardo Barão, Mutuca, Claudio Cunha, Thadeu Malta, Piá... E não adianta: a gente não consegue citar todo esse pessoal.

      Excluir
  2. Claudio Cunha tocando em uma festa nas Catacumbas do CEUE, nos idos de 97. Melhor som de uma festa da minha vida. Ipanema FM deixa uma lacuna imensa.

    ResponderExcluir

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.