O Brasil é tetra: a cobertura da Gaúcha e da Guaíba nos Estados Unidos em 1994
2015
Luiz Artur Ferraretto

Cartaz da Copa do Mundo de 1994 (1994)

A Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, além do histórico tetracampeonato da Seleção Brasileira, teve um sabor especial para o ouvinte das duas principais emissoras dedicadas ao jornalismo no Sul do país. Foi a última de Armindo Antônio Ranzolin, o narrador que passaria, então, a dedicar mais tempo à gestão da Gaúcha, onde, desde dois anos antes, exercia a direção. Foi também a primeira de Haroldo de Souza contando os jogos ao microfone da Guaíba, uma profunda alteração no estilo da rádio que, até a sua contratação em 1991, ainda trazia resquícios de uma sobriedade de outros tempos. Nos estádios dos Estados Unidos, invertiam-se, portanto, as posições de ambos, que, da copa de 1974 a de 1982, disputaram a preferência dos ouvintes – Ranzolin na Guaíba e Haroldo na Gaúcha –, situação, em realidade, alterada nas de 1986 de 1990, quando ambos atuam pela emissora da RBS.

Em 1991, a contratação de Haroldo de Souza quebra, portanto, o predomínio histórico de narradores de estilo clássico na Guaíba, conferindo um caráter mais popular às irradiações de jogos de futebol pela emissora da rua Caldas Júnior. Acirra-se também a concorrência no rádio esportivo em Porto Alegre neste início de década. A Rede Brasil Sul responderia acertando com o coordenador de esportes e plantão, Cléber Grabauska, e o narrador Marco Antônio Pereira. Também o comentarista Wianey Carlet vai se transferir para a Gaúcha.

Um pouco antes motivando a saída de Haroldo de Souza, o radialista Pedro Ernesto Denardin é guindado à posição de segundo narrador da Gaúcha. Prepara-se, de fato, para substituir no primeiro posto Armindo Antônio Ranzolin, que além da direção da emissora, conduz o Gaúcha Atualidade, principal programa da rádio na área de economia, política e geral no estado, mantendo ainda uma relação com o futebol em seu comentário diário, de segunda a sexta-feira, na faixa de meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.