FM Cultura: nas ondas do rádio público de Porto Alegre
2018
Leonardo Melgarejo

Fundada em 20 de março de 1989 e com uma programação de música e jornalismo, a FM Cultura é uma emissora de rádio mantida pelo estado do Rio Grande do Sul. Até 2018, a administração ficava a cargo da Fundação Cultural Piratini, extinta durante o governo de José Ivo Sartori, do MDB, e que também geria a TVE.


Reportagem da TVE sobre a inauguração da FM Cultura (20 de março de 1989)
Fonte: Acervo particular.

A rádio passou por dificuldades de gestão desde seu princípio. A fundação era comandada por uma direção, indicada pelo governador do estado, e  um conselho deliberativo, formado com representantes de entidades e da sociedade civil. A cada gestão, sucediam-se alterações de enfoque de acordo com a frente de partidos que o ocupa o poder.



Reportagem da TVE sobre a FM Cultura (27 de março de 2015)
Fonte: Acervo particular.

A última decisão do governo, em 2016, foi de extinção da Fundação Cultural Piratini. Como resultado, houve dispensa e realocação de funcionários, com repasse da FM Cultura e da TVE para a Secretaria de Comunicação do estado. Parcela significativa da programação passou, então, a ser apenas musical. Em 2019, já com Eduardo Leite, do PSDB, no governo, houve retomada de alguns programas da grade anterior ao fim da fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.