Uma rádio que dava samba: a Princesa AM, de Porto Alegre
2018
Luiz Artur Ferraretto

Trata-se de uma emissora cuja história ainda precisa ser pesquisada e analisada em profundidade. Quebrando estereótipos e até enfrentando preconceito, nos anos 1980 e 1990, Porto Alegre – capital brasileira do tradicionalismo gaúcho – possuiu uma emissora dedicada ao samba e ao carnaval. Foi a Princesa AM, situada nos 780 kHz.
A trajetória da emissora começa bem antes. A respeito, registra Octavio Augusto Vampré, no seu livro Raízes e Evolução do Rádio e da Televisão:
Outro grupo, liderado pelos irmãos Ernesto e José Pertilli, a 29 de abril, implantou três emissoras a partir da cidade de Cachoeira do Sul. A Rádio Princesa do Jacuí, em Cachoeira do Sul, uma emissora em Candelária e outra em Porto Alegre. Este mesmo grupo tencionava montar, também, uma emissora de televisão, dentro do mesmo sistema e com a mesma denominação, num plano ousado de instalação na mais alta elevação dos arredores de Cachoeira do Sul, o morro do Botucuraí, de dificílimo acesso, para daí alcançar Porto Alegre através de repetidoras.  
Em 1979, sob o controle da família Jarros, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, a rádio dos 780 kHz usa a mesma denominação do diário especializado em economia e negócios. Na década seguinte, ao adotar uma programação calcada na mais icônica das manifestações culturais brasileira, retoma a denominação original. Além de tocar muito samba, a Princesa vai transmitir diversos carnavais, incluindo o principal de todos, o do Rio de Janeiro. De 1985 a 1996, promove o Samba Sul, uma espécie de festival de samba, geralmente realizado no Gigantinho.
No final da década, a Rede Pampa assume a emissora. A frequência dos 780 kHz passa a ser ocupada pela Rádio Pampa. A marca Princesa vai ressurgir em uma das estações de frequência modulada dos Gadret, por vezes, com uma programação musical inteiramente dedicada ao samba, embora, em alguns períodos, adote outros formatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.