Na apresentação e produção
Luiz Artur Ferraretto
luiz.ferraretto@ufrgs.br

Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela mesma instituição (1986), onde também concluiu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) no PPGCOM. Com Elisa Kopplin Ferraretto, escreveu Técnica de redação radiofônica (1991) e Assessoria de imprensa, teoria e prática (7ª edição em 2009). São de sua autoria: Rádio – O veículo, a história e a técnica (3ª edição em 2007), Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais (2002), Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20 (2007) e Rádio – Teoria e prática (2014). Com Fernando Morgado, produziu Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise (2020) e Dez passos para o ensino emergencial em tempos de covid-19 (2020). Tem participado de diversas antologias com ensaios sobre Comunicação, além de publicar regularmente vários artigos em revistas científicas da área. Concentra suas pesquisas na história e no futuro dos meios de comunicação, em especial analisando o rádio comercial. Coordena o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, grupo certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora (2007-2010). Em reconhecimento ao seu trabalho como pesquisador, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2021), na categoria Maturidade Acadêmica, outorgado pela Intercom. Como jornalista, foi repórter da Rádio Gaúcha (1986-1991) e gerente de Radiojornalismo, em Porto Alegre, do Grupo Bandeirantes de Comunicação (1994-1995). Somam-se à sua experiência profissional, ainda, trabalhos em assessoria de imprensa, jornalismo impresso e televisão. No Rio Grande do Sul, ganhou vários prêmios, como o da Associação Rio-grandense de Imprensa – primeiro lugar em Radiojornalismo (1994) e menção honrosa em Produção Radiofônica (1995) –, o da Brigada Militar – primeiro lugar em Rádio (1994) – e o Sebrae de Jornalismo Econômico – menção honrosa em Rádio (1995). Por sua contribuição ao jornalismo gaúcho, recebeu a Medalha Alberto André (2018), concedida pela Associação Rio-grandense de Imprensa. Desde 2012, mantém o Uma História do Rádio do Rio Grande do Sul, canal de divulgação na internet de suas pesquisas sobre a trajetória de emissoras e de profissionais.

Ex-colaboradores

Este blog não seria possível sem o auxílio inicial dos técnicos Neudimar da Rocha (Batatinha) e Eloi Lopes, do Estúdio de Rádio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Leonardo Melgarejo 
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestres 2018-1 e 2018-2. Natural de Porto Alegre.
Luísa Santini 
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitora da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão nos  semestres 2017-1 e 2017-2. Natural de Osório.
Rene da Silva Almeida
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2016-1 e 2016-2. Natural de Porto Alegre.
Paloma da Silveira Fleck
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitora da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre 2015-2. Natural de Estrela.
Állisson Santiago
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre 2015-1. Natural de Porto Alegre.
Bruno Pancot
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2014-1 e 2014-2. Natural de Cotiporã, na Serra Gaúcha.
Gustavo Monteiro Chagas
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2013-1 e 2013-2. Natural de Porto Alegre.
Leonardo Baldessarelli
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2012-1 e 2012-2. Natural de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.


Agradecimentos
A produção agradece, ainda, à colaboração de Adriana Ruschel Duval (São Borja); Aldrin Bottega (Canoas); Alessandro Valin, diretor de Programação da Rádio Caxias (Caxias do Sul); Ane Brasil (Canoas); Assessoria de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (Canoas); Carlos Venhofen Flores (Canoas); Darci Rodrigues Mello Filho (Porto Alegre); Daniel Scola (Porto Alegre); Elisa Kopplin Ferraretto (Porto Alegre); Estelita Bell (Rio de Janeiro); Flávio Alcaraz Gomes (Porto Alegre); Francisco Anele Filho (Porto Alegre); Frederico Jorge Barwinkel (Porto Alegre); João Baptista Sayão Lobato (Porto Alegre); João Batista Marçal (Viamão); João Manoel Blattner (Porto Alegre); João Paulo Flores (Porto Alegre); José Alberto Andrade (Porto Alegre); José Braz de Oliveira (Porto Alegre); José Fontes (Canoas); José Moacir Bitencourt Pereira (Porto Alegre); Juliano Barusuol Flores (Caxias do Sul); Julio Fürst (Porto Alegre); Leonel de Souza (Porto Alegre); Luiz Carlos Sadowski (Porto Alegre); Lydia Theresa Miotto Gabellini (Porto Alegre); Marcell Bocchese (Caxias do Sul); Marcello Campos (Porto Alegre); Marco Antônio Villalobos (Porto Alegre); Marcus Vinícius Wesendonk (Porto Alegre); Maria de Fátima Amorim (Porto Alegre); Mario Eugênio Villas-Boas da Rocha (Porto Alegre); Patricia Weber (Porto, Portugal); Paulo Gilvane Borges (Porto Alegre); Paulo Josué Rocha do Canto (Canoas); Paulo Torino (Porto, Portugal); Plínio Nunes (Porto Alegre); Renato Rezende Cordeiro (Rio de Janeiro); Ricardo da Silva Fernandes (Canoas); Rodrigo Koch (São Francisco de Paula); Roger Bell (Porto Alegre); Vitor Bley de Moraes (Porto Alegre); Voltaire Santos (Porto Alegre); Wanderlei de Brito (Lajeado); Willy Cesar (Rio Grande); equipe da revista Bastião (Porto Alegre); funcionários do Museu da Brigada Militar; funcionários do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Porto Alegre); e famílias Fontoura (Porto Alegre), Ganzo Fernandez (Porto Alegre e Florianópolis), Pereira (Porto Alegre), Sica (Pelotas) e Trápaga (Pelotas e Rio Grande).


Arquivo de vozes
As gravações que aqui aparecem são de depoimentos, entrevistas e programas, a maioria utilizada na produção da dissertação e da tese publicadas como os livros:

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. Canoas: Editora da Ulbra, 2007. 632p.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais. Canoas: Editora da Ulbra, 2002. 258p.

Este blog não seria possível sem o esforço de centenas de profissionais – artistas, gestores, jornalistas, radialistas… – que, no cotidiano, construíram e constroem o rádio do Rio Grande do Sul e do Brasil. O material apresentado aqui tem a finalidade de valorizar este trabalho. Caso, inadvertidamente, a veiculação de algum conteúdo fira direitos autorais, pedimos que os prejudicados entrem em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.