Na apresentação e produção
Luiz Artur Ferraretto
luiz.ferraretto@uol.com.br

É professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., em Porto Alegre. Formado em Jornalismo pela mesma instituição (1986), onde também concluiu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Com a jornalista Elisa Kopplin, escreveu Técnica de redação radiofônica (1991) e Assessoria de imprensa, teoria e prática (5ª edição em 2009). São de sua autoria: Rádio – Teoria e prática (2014), Rádio – O veículo, a história e a técnica (3ª edição em 2007), Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais (2002) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20 (2007). Tem participado de diversas antologias com ensaios sobre Comunicação, além de ter publicado vários artigos em revistas científicas da área. Concentra suas pesquisas na história e no futuro dos meios de comunicação, em especial analisando a indústria de radiodifusão sonora. Na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora (2007-2010). Como jornalista, foi repórter da Rádio Gaúcha AM (1986-1991) e gerente de Radiojornalismo da Rede Bandeirantes/RS (1994-1995). Somam-se à sua experiência profissional, ainda, trabalhos em assessoria de imprensa, jornalismo gráfico e televisão. No Rio Grande do Sul, ganhou vários prêmios, como o da Associação Rio-grandense de Imprensa – primeiro lugar em Radiojornalismo (1994) e menção honrosa em Produção Radiofônica (1995) –, o da Brigada Militar – primeiro lugar em Rádio (1994) – e o Sebrae de Jornalismo Econômico – menção honrosa em Rádio (1995).

Na mesa de áudio, central técnica e transmissores

Luísa Santini 
luisasantini5@gmail.com

Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitora da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre de 2017-1. Natural de Osório.


Este blog não seria possível sem o apoio também dos técnicos Neudimar da Rocha (Batatinha), Eloi Lopes e Dickson Ricardo dos Santos Martins, do Estúdio de Rádio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ex-colaboradores

Rene da Silva Almeida
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre de 2016-1 e 2016-2. Natural de Porto Alegre.
Paloma da Silveira Fleck
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitora da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre de 2015-2. Natural de Estrela.
Állisson Santiago
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre de 2015-1. Natural de Porto Alegre.
Bruno Pancot
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão no semestre de 2014-1 e 2014-2. Natural de Cotiporã, na Serra Gaúcha.
Gustavo Monteiro Chagas
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina de Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2013-1 e 2013-2. Natural de Porto Alegre.
Leonardo Baldessarelli
Estudante de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monitor da disciplina Fundamentos de Rádio e Televisão nos semestres 2012-1 e 2012-2. Natural de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.


Agradecimentos
A produção agradece, ainda, à colaboração de Adriana Ruschel Duval (São Borja); Alessandro Valin, diretor de Programação da Rádio Caxias (Caxias do Sul); Ane Brasil (Canoas); Assessoria de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (Canoas); Carlos Venhofen Flores (Canoas); Darci Rodrigues Mello Filho (Porto Alegre);Elisa Kopplin Ferraretto (Porto Alegre); Estelita Bell (Rio de Janeiro); Flávio Alcaraz Gomes (Porto Alegre); Francisco Anele Filho (Porto Alegre); Frederico Jorge Barwinkel (Porto Alegre); João Baptista Sayão Lobato (Porto Alegre); João Batista Marçal (Viamão); João Paulo Flores (Porto Alegre); José Alberto Andrade (Porto Alegre); José Braz de Oliveira (Porto Alegre); José Moacir Bitencourt Pereira (Porto Alegre); Juliano Barusuol Flores (Caxias do Sul); Julio Fürst (Porto Alegre); Luiz Carlos Sadowski (Porto Alegre); Lydia Theresa Miotto Gabellini (Porto Alegre); Marcell Bocchese (Caxias do Sul); Marcello Campos (Porto Alegre); Marco Antônio Villalobos (Porto Alegre); Marcus Vinícius Wesendonk (Porto Alegre); Mario Eugênio Villas-Boas da Rocha (Porto Alegre); Paulo Gilvane Borges (Porto Alegre); Paulo Josué Rocha do Canto (Canoas); Plínio Nunes (Porto Alegre); Renato Rezende Cordeiro (Rio de Janeiro); Ricardo da Silva Fernandes (Canoas); Rodrigo Koch (São Francisco de Paula); Roger Bell (Porto Alegre); Vitor Bley de Moraes (Porto Alegre); Wanderlei de Brito (Lajeado); Willy Cesar (Rio Grande); equipe da revista Bastião (Porto Alegre); funcionários do Museu da Brigada Militar; funcionários do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Porto Alegre); e famílias Fontoura (Porto Alegre), Ganzo Fernandez (Porto Alegre e Florianópolis), Pereira (Porto Alegre), Sica (Pelotas) e Trápaga (Pelotas e Rio Grande).


Arquivo de vozes
As gravações que aqui aparecem são de depoimentos, entrevistas e programas, a maioria utilizada na produção da dissertação e da tese publicadas como os livros:

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. Canoas: Editora da Ulbra, 2007. 632p.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais. Canoas: Editora da Ulbra, 2002. 258p.

Este blog não seria possível sem o esforço de centenas de profissionais – artistas, gestores, jornalistas, radialistas… – que, no cotidiano, construíram e constroem o rádio do Rio Grande do Sul e do Brasil. O material apresentado aqui tem a finalidade de valorizar este trabalho. Caso, inadvertidamente, a veiculação de algum conteúdo fira direitos autorais, pedimos que os prejudicados entrem em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário