Pesquisa com foco no rádio
15 de julho de 2017
Luiz Artur Ferraretto

Vejo com extrema simpatia o esforço de diversos colegas jornalistas, radialistas e de outros ramos da comunicação que, chegado um dado momento em suas carreiras, buscam um aprimoramento em cursos de especialização, mestrado acadêmico, mestrado profissionalizante ou doutorado. Quando objetivam a carreira de professor, considero esta opção ainda mais importante. A experiência de mercado é fundamental para o ensino em cursos de graduação como citando os mais relacionados ao meu campo de interesse – os de Jornalismo ou de Rádio, TV e Internet. A presença de profissionais experientes ao lado de docentes de perfil mais teórico só engrandece a formação de futuros profissionais.

Quando se aproximam processos de seleção nos principais programas de pós-graduação da área, sou consultado frequentemente por estes candidatos a especialistas, mestres e doutores. O fato de fazer parte do corpo docente de cursos de pós em universidade pública, eticamente, me tolhe e impede observações mais específicas sobre ideias a respeito de pesquisas pretendidas. Não poderia ser diferente.

No entanto, deixo aqui uma pequena contribuição aos que pretendem enveredar por este caminho fascinante, cheio de experiências marcadas por desafios e descobertas. Trata-se de uma série de informações preparadas com o objetivo de oferecer uma orientação básica. Foram retiradas de uma aula aberta ministrada por mim dentro do PPGCOM/ UFRGS no ano passado. Espero que sejam úteis a futuros especialistas, mestres e doutores. Creio que pode ajudar também o pessoal da graduação preocupado em definir como será o seu trabalho de conclusão de curso. Sugiro a leitura na ordem indicada na descrição de cada imagem.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.