Cláudio Brito e o Gaúcha 19 Horas
2015
Luiz Artur Ferraretto

Zero Hora noticia a estreia do Gaúcha 19 Horas (2007)
Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 16 abr. 2007. Segundo Caderno, p. 8.

Em fevereiro, tem carnaval e ele, o comunicador da voz clara e grave, se divide entre as várias avenidas por onde soam a cuíca e o tamborim. Chega, na prática, a não dormir. Está no Rio de Janeiro, sai do sambódromo, embarca para Porto Alegre, nova noite ao microfone da Gaúcha e, se soarem com força os cantos do samba e a batida sincopada das baterias, vai também para outras cidades. No resto do ano, faz jornalismo com um pé na música e outro na notícia. Ex-promotor, é um dos mais afinados na análise das coisas da justiça, nas do dia a dia, em rádio, TV e jornal. Cláudio Brito, com este currículo, fez também do início das noites, de 2007 a 2010, um momento diferente no rádio do Rio Grande do Sul com o seu Gaúcha 19 Horas, que ocupava por força de medida judicial o espaço da Voz do Brasil.

Um apaixonado por rádio, Cláudio Brito conjugava em seu programa, de segunda a sexta-feira, todos os elementos que fazem da linguagem do meio algo especial. Trazia a informação, em um horário essencial para quem se desloca no retorno para casa. Conversava com os que são notícia ou têm algo para opinar a respeito dos fatos do dia. E dava uma quebrada nas mazelas do cotidiano com boa música. Era radiojornalismo e, às vezes por que não? , quase rádio popular. Em uma palavra, era mesmo rádio.

Das 19 às 20h, Brito ainda dava espaço às vozes do interior, conhecidas suas, de profissional de rádio que convive com outros como ele. Aproveitando a Rede Gaúcha Sat, fazia um rodízio pelas emissoras. A cada início de noite, sempre que possível, lá ia o radialista do interior com a vinheta da sua estação. Ao final de cada fala, vinha um "Então, assina e carimba..." do apresentador e, na resposta, do outro lado da linha, onde estivesse algo que pudesse interessar ao ouvinte, "De tal lugar, fulano de tal, especial para o Gaúcha 19 Horas". Era uma marca do programa e de um profissional que também marcava e segue marcando a vida do seu público. Aliás, como todo bom radialista, fazendo do microfone uma missão. No caso de Cláudio Brito, um profissional apaixonado pelo rádio. 

Cláudio Brito e o Gaúcha 19 Horas lembrando os 85 anos do rádio do Rio Grande do Sul 
(7 de setembro de 2009)
Fonte: RÁDIO GAÚCHA. Gaúcha 19 Horas, Porto Alegre, 1º set. 2009. Programa de rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.