O Repórter Esso e a Segunda Guerra Mundial
2005
Luiz Artur Ferraretto

Anúncio da estreia do Repórter Esso na Rádio Farroupilha (julho de 1942)
Fonte: Correio do Povo, Porto Alegre, 16 jul. 1942. p. 7.

No contexto da Segunda Guerra Mundial, o Rio Grande do Sul ganha em 16 de julho de 1942, na PRH-2 – Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, uma edição local do Repórter Esso, espécie de porta-voz da Política de Boa Vizinhança do governo de Franklin Delano Roosevelt ao difundir a perspectiva dos Estados Unidos a respeito do conflito. Do ponto de vista político, o informativo produzido pela agência de notícias United Press chega, também, pelos potentes transmissores da emissora a Santa Catarina. Nos dois estados, concentram-se na época três quartos da população de origem germânica residente no país. Não por coincidência, o Office of the Coordinator of Inter-American Affairs, órgão gestor desta aproximação estadunidense com o restante dos países americanos, tem no seu comando o milionário Nelson Aldrich Rockefeller, cuja família controla a Standard Oil Company of Brazil, mais tarde Esso Brasileira de Petróleo.

Ruy Figueira, o primeiro Repórter Esso do Rio Grande do Sul (1937)
Fonte: Revista do Rádio, Porto Alegre, ano 1, n. 4, set. 1937. p. 18.

Um dos tantos noticiários com esta denominação e propósito que surgem de Norte a Sul do continente, a versão gaúcha é marcada pelas vozes de seus locutores. De início, Ruy Figueira traz ao ouvinte da Região Sul, em especial, as notícias sobre as batalhas entre as forças dos Aliados e dos países do Eixo. Além de ler o Esso, a este profissional cabe acrescentar as notícias locais, já que as informações do país e do mundo vêm prontas, por via telegráfica, do Rio de Janeiro. Na época, o combate ao totalitarismo direitista do Eixo e a atuação da Força Expedicionária Brasileira catalisam as atenções do público em textos como este, de uma reconstituição realizada pelo primeiro Repórter Esso do Rio Grande do Sul, em 1975, para uma edição especial do programa Opinião Pública da então Rádio Difusora Porto-alegrense:

– Alô, amigos, muito bom dia. Aqui fala o Repórter Esso, testemunha ocular da história, com os mais recentes telegramas da United Press. Rio – O Brasil entra na guerra. Depois da série de criminosos atentados a sua soberania, desfechados pelas forças submarinas da pirataria eixista, a maior nação sul-americana, pela decidida vontade de seu povo, declara guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Grandes demonstrações populares antecederam e sucederam a atitude com que o bravo país de Caxias e Tamandaré revida as afrontas dos inimigos da liberdade e da independência dos povos. Grande repercussão mundial cerca a decisão do Brasil. O exército, a marinha e as forças aéreas brasileiras declaram-se decididos para a luta.

A linguagem, de início, ainda é empolada, mas vai adquirindo objetividade com mais concisão e sem firulas pretensamente estilísticas, dando a base – ideologias à parte – para as sínteses noticiosas comuns no Rio Grande do Sul nas décadas seguintes.

Ruy Figueira revive o noticiário Repórter Esso (1977)
Entrevista realizada por José Antônio Daudt para o programa Opinião Pública, da Rádio Difusora Porto-alegrense, transmitido em 26 de setembro de 1977.
Fonte: Acervo do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.