O papel da Gaúcha nos 50 anos da RBS
2007
Luiz Artur Ferraretto

Passa pouco das nove e meia da noite deste 3 de julho de 1957, em que os novos proprietários da Rádio Gaúcha comunicam ao microfone da PRC-2 a sua integração às Emissoras Reunidas. Arnaldo Ballvé e Maurício Sobrinho anunciam, para breve, a formação da primeira grande cadeia fixa do Rio Grande do Sul, o que, de fato, não vai se efetivar. O grupo, com uma dezena de estações no interior, vai sempre operar com suas rádios atuando de forma independente. O anúncio, no entanto, está na origem de outra rede, rede como grupo empresarial, o principal dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Naquela fala quase singela, começa a nascer a Rede Brasil Sul de Comunicação.

No entanto, a valer a pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, de dezembro de 1957 a fevereiro de 1958, os esforços iniciais da Gaúcha não obtêm os resultados esperados. O levantamento do Ibope coloca a emissora em terceiro lugar na capital. Em Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Maria, a PRC-2 praticamente não é sintonizada. Deste modo, ao longo de 1958, a Gaúcha procura reagir. Maurício traz de volta a Porto Alegre Walter Ferreira, que estava na Nacional, do Rio de Janeiro. Das outras emissoras, vai tirando alguns dos principais profissionais do rádio do Rio Grande do Sul. Da Farroupilha, a mais atingida, vêm, entre outros, o galã Paulo Ricardo, a radioatriz Lolita Alves, os músicos de Primo e seu Conjunto Melódico, o sonoplasta Pedro Amaro, o radioator humorístico Fábio Silveira (conhecido como J. Bronquinha), o regionalista Dimas Costa e a cantora Elis Regina Costa. Das outras estações, contrata, por exemplo, José D’Elia, repórter e locutor da Difusora; Adroaldo Streck, repórter esportivo da Guaíba; e Adroaldo Guerra, animador, ator e diretor de radioteatro da Itaí. Em outra frente, reestrutura o Departamento de Notícias sob a chefia de João Aveline, que, pela primeira vez no rádio do estado, valoriza o papel do jornalista, colocando repórteres e redatores – e não profissionais de microfone – na captação e processamento das informações.

Em meio a esta fase de investimentos crescentes, morre, no dia 12 de junho de 1958, aos 62 anos, Arnaldo Ballvé, que é imediatamente substituído pelo filho. Mesmo com Frederico Arnaldo Ballvé no controle acionário da empresa, continua cabendo a Maurício Sobrinho o comando da programação da Gaúcha. A emissora inaugura, no mês de novembro, seus transmissores com 10 kW, promovendo a presença da Miss Brasil daquele ano, Adalgisa Colombo, em um grande espetáculo no Theatro São Pedro. Junto com a nova planta no bairro Sarandi, a PRC-2 comemora as contratações do ano em um anúncio publicado na mesma época na Revista do Globo com o mote “Tudo novo na nova Rádio Gaúcha”, também insistentemente repetido ao microfone.

Anúncio da Rádio Gaúcha (dezembro de 1958)
Fonte: Revista do Globo, Porto Alegre, ano 29, n. 731, p. 1, 13 dez. 1958.

Com “novos transmissores de 10 kW em ondas médias e curtas, mais potentes e superaperfeiçoados”, “novo som de alta fidelidade conseguido com os mais modernos equipamentos Philips”, “novas atrações que colocam em plano de destaque a programação da emissora” e um “novo elenco reunindo os mais aplaudidos cartazes do rádio gaúcho”, como diz o texto publicitário, a Gaúcha parece mesmo estar “melhor do que nunca”. Assim, em meados do ano seguinte, quando são anunciados os Melhores do Rádio 1958 da Revista TV, a PRC-2 pode comemorar uma vitória sobre a concorrência: 18 dos indicados pela imprensa especializada são da estação localizada no Edifício União, vários deles contratações recentes ou profissionais antigos valorizados pela nova direção da empresa. O prêmio principal faz justiça aos esforços de Maurício, eleito o radialista do ano.

No final de 1959, a Farroupilha esboça uma reação, contratando alguns profissionais como Karl Faust e parte da orquestra da Gaúcha, também aproveitados na recém-inaugurada TV Piratini. Já as negociações com Carlos Nobre, Fábio Silveira e Sady Nunes fracassam. No entanto, uma pesquisa de audiência realizada em 1960 vai demonstrar a decadência da emissora dos Associados, que aparece em segundo lugar apesar de, na prática, os dados apontarem um empate técnico. No total, a Gaúcha tem 6,9%; a Farroupilha, 6,6%; e a Guaíba, 5,3%. Aos domingos, a PRH-2 registra o seu pior desempenho, caindo para o terceiro lugar, entre 9 e 13h, em função do Programa Maurício Sobrinho, que, em 1° de maio, reestreara na PRC-2. À tarde, a estação da Caldas Júnior lidera, indicando que as suas transmissões esportivas consolidam-se na preferência dos ouvintes. Embora com pequenas diferenças na sua metodologia, as duas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, nas primeiras quinzenas de janeiro e de junho de 1961, demonstram que a situação de leve liderança da Gaúcha não se altera.

O gradativo declínio dos Diários e Emissoras Associados e, consequentemente, da antes poderosa Farroupilha vai permitir que, em meio à crise gerada pelo surgimento da televisão, a Gaúcha lidere o mercado local em meados da década, um pouco antes da reformulação da Itaí, responsável, a partir de então, por um dos principais fenômenos de público dos anos 1960 e 70 no rádio do Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 1965, chega a ter 27,3%, contra 18% da Farroupilha, entre os receptores ligados. Décadas mais tarde, já com a Rede Brasil Sul consolidada e liderando em televisão e jornal o mercado do Rio Grande do Sul, a Gaúcha, optando pelo radiojornalismo pleno, voltaria a se destacar, não por acaso sendo identificada como “emissora líder do Sistema RBS Rádio”, afinal nela está também a origem do grupo.

4 comentários:

  1. Excelente pesquisa. Sou sobrinho-neto da saudosa radioatriz Lolita Alves!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Murilo, agradecemos o elogio. Nosso objetivo é este mesmo: lembrar e valorizar os protagonistas da história do rádio no Rio Grande do Sul.

      Excluir
  2. Sou filha do Pedro Silva Radialista procuro alguma fotografia dele trabalhando na rádio neste período qualquer memória me deixaria muito feliz !!

    ResponderExcluir

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.