Lorenzo Gabellini e a Itaí, pioneira do rádio povão
2006
Luiz Artur Ferraretto

Lorenzo Gabellini (anos 1950)
Fonte: Acervo particular de Lydia Theresa Miotto Gabellini.

Quem sintoniza, hoje, a Rádio Itaí AM não pode imaginar o que esta pequena emissora já significou para os ouvintes da Região Metropolitana de Porto Alegre. É mesmo impossível ter uma ideia do que foi a audiência da mais frequente líder nos levantamentos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística ao longo dos anos 1960, 1970 e 1980. Em meio às inflamadas gritarias dos pastores da Igreja Pentecostal Deus é Amor, controladora da emissora desde 1983, é mesmo difícil acreditar que a Itaí tenha sido importante a ponto de lançar as bases do rádio popular na capital gaúcha, com música, serviço e brincadeiras ao microfone. Curas radiofônicas e evangélicas à parte, a estação está chegando aos seus 54 anos.

No dia 8 de março de 1952, o ex-corretor de anúncios da Gaúcha Marino Esperança inaugurava a então ZYU-33 – Rádio Itaí, com transmissores no município de Guaíba, local da concessão outorgada pelo governo, mas com o estúdio instalado no prédio do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, próximo da avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. Ao contrário de suas antecessoras, a quarta emissora a operar na capital do Rio Grande do Sul não chegou anunciando mudanças significativas na radiofonia local. Surgiu quase como uma coadjuvante em um mercado de razoável a bom para quem tinha condições de contratar os principais artistas locais ou de trazer os grandes nomes do rádio e da indústria fonográfica do centro do país.

Neste contexto, a Itaí passaria por várias reestruturações administrativas, até se estabilizar em uma posição confortável em termos de audiência. Em meados da década de 1960, alguns fatores convergem para permitir que, em uma iniciativa modernizadora, a emissora revolucione o rádio do Rio Grande do Sul. O primeiro deles é o fim do espetáculo radiofônico das novelas, humorísticos e programas de auditório, de forte apelo popular, que perde espaço na programação ao longo da década. A migração destes tipos de atração para a TV, no entanto, não se faz acompanhar por uma audiência formada pelos estratos menos favorecidos, afastados, de início, do novo veículo pelo alto preço dos televisores. Cabe lembrar que, na época, um aparelho chega a custar o equivalente a três salários mínimos, distante, portanto, das possibilidades de consumo, por exemplo, do operariado. De outra parte, o êxodo rural, associado à crescente concentração de renda provocada pela política econômica da ditadura militar, contribui para que, nas periferias urbanas, se agrupem populações empobrecidas.

Há, desta maneira, também modificações na própria composição socioeconômica do público, tomado como consumidor pelos veículos de comunicação de massa. Em termos nacionais, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a participação na renda dos 50% mais pobres cai de 17,4% para 14,9% entre 1960 e 1970. No mesmo período, a dos 20% mais ricos cresce de 54,8% para 61,9%. Esta tendência permanece até meados dos anos 1970, altera-se um pouco por volta de 1980 e, logo em seguida, é retomada. Assim, coincidindo com o regime militar imposto em 1964, ocorre uma ampliação das classes sociais C, D e E da população.

É para estes estratos sociais que o empresário Lorenzo Gabellini vai voltar a programação da Itaí a partir de 1966. Radialista e publicitário, ele aproveita, ainda, a transistorização dos receptores, que, ao acompanharem os ouvintes, quebram o isolamento dentro do enorme espaço urbano, aos poucos constituído como metrópole. O novo diretor da ZYU-33 aposta, gradativamente, na prestação de serviço, na música de teor sentimental-romântico e no entretenimento fácil e direto, tudo conduzido pelo comunicador, figura que, no alto-falante dos pequenos radinhos de pilha, assume, de modo simbólico, a função de companheiro da dona de casa e do trabalhador.

Gabellini estabelece, assim, no Rio Grande do Sul, os parâmetros básicos do chamado rádio popular, na expressão comum dentro das empresas de comunicação. Sempre se baseando em pesquisas de opinião – é o primeiro a fazê-lo de modo sistemático no estado –, planeja uma programação focada em canções voltadas à criação de um clima romântico e na participação do ouvinte tornado cativo na expectativa de ter seu pedido musical atendido. Introduz, ainda, no rádio gaúcho, a noção de serviço através do programa Bolsa de Empregos, irradiado das 6 às 8h, direcionado aos que precisam procurar ou oferecer trabalho. Fazendo a emissora transmitir 24 horas por dia, põe no ar o Itaí, a Dona da Noite, transmitido da meia-noite às 6h. Gabellini lança, ainda, Aconteceu, unindo, com certo toque de sensacionalismo, o noticiário policial e o radioteatro ao dramatizar crimes rumorosos. Deste modo, em poucos meses, a Itaí lidera a audiência, como demonstra a pesquisa realizada, em abril de 1966, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística: entre os receptores ligado, a emissora dirigida por Gabellini chega a 30,5% da audiência contra os 22,2% da Gaúcha, a segunda colocada. Nos anos seguintes, não deixa de chamar a atenção o desempenho da Itaí em termos de audiência. Conforme os levantamentos realizados pelo Ibope, a rádio chega, em alguns momentos, a registrar quase o dobro da quantidade de ouvintes de suas concorrentes. É o que ocorre, por exemplo, em setembro de 1969, quando a Itaí atinge 40,02% contra 20,55% da Gaúcha.

Argumento fundamental para a sobrevivência econômica da emissora, a liderança em número de ouvintes vai ser, constantemente, trabalhada pela direção da Itaí na imprensa e junto aos anunciantes. Pelas pesquisas do Ibope, também se pode ter uma ideia do público da rádio: de 70 a 85% formado por integrantes das classes C e D; em torno de 70% pertencentes ao sexo feminino; de 70 a 75% apenas com instrução equivalente ao ensino fundamental; e bem distribuído por todas as faixas etárias, apesar da parcela menor – 10% aproximadamente – corresponder à dos 25 a 29 anos e a maior – 25% – aos com mais de 40. Além disto, para reforçar e ampliar os dados fornecidos pelo instituto, Lorenzo Gabellini chega a criar uma equipe própria para realizar pesquisas junto aos ouvintes.

O sucesso do negócio gera o capital que ampara outras iniciativas, como a compra da Cultura, de Gravataí, e o investimento nas rádios em frequência modulada Itaí FM (1972), a primeira a operar no Rio Grande do Sul, e Cultura Pop FM (1976), a pioneira em rádio jovem nesta faixa de transmissão. Gabellini tem, ainda, participação no controle da Caiçara, durante um breve período.

Dos empreendimentos de Lorenzo Gabellini na radiodifusão, é a Itaí AM, no entanto, a emissora que mais influencia o contexto comunicacional gaúcho. A partir dela, descobrem-se as classes C e D como segmento de mercado. O serviço à população e o incentivo à participação do ouvinte também se tornam estratégias constantes na obtenção de audiências crescentes. Ao lado de grandes verbas publicitárias de multinacionais – Coca-Cola, Kolynos do Brasil Ltda., Indústrias Gessy Lever S.A.... –, aparecem anunciantes de pequeno, médio ou grande porte associados ao público específico da rádio. São exemplos lojas de departamentos – Hermes Macedo e Imcosul – ou, ainda, de outros tipos, com slogans marcantes, como o Magazine Alberto Bins, “aquele da escadinha”; o Café Carioca, “o amigo do paladar”; e a Soberana dos Móveis, “o crediário mais amigável da cidade”. Para garantir a atração de ouvintes e formando uma espécie de star-system para os estratos C e D, passam pelo microfone da Itaí comunicadores de forte apelo popular: Cicero Augusto, João Batista Marçal, João Carlos Maciel, Marne Barcelos, Sayão Lobato e Sérgio Zambiasi. De 1966, quando Gabellini assume a direção, a 1983, ano em que vende a emissora para a Igreja Pentecostal Deus é Amor, outras estações em amplitude modulada vão seguir o exemplo da Itaí, explorando o segmento. Em boa parte deste período, a rádio lidera a audiência, perdendo, em alguns momentos, o primeiro lugar para a Difusora, a Farroupilha ou a Caiçara, sem, no entanto, deixar de registrar um percentual significativo de ouvintes.

23 comentários:

  1. PROCURO UM MÚSICA QUE FOI CORTINA DA RÁDIO ITAI À TARDE.ERA UMA MÚSICA (tipo Al Caiola ou Poly e seu conjunto), SE ALGUÉM LEMBRAR,FAVOR ME COMUNICAR NO e-mail; amigo.57@hotmail.com OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não temos esta informação.

      Excluir
    2. À tarde havia o Café da Tarde, com Edi Amorim. A cortina musical era Looking for Stars, com a orquestra de Billy Vogn.

      Excluir
  2. Tomorrow's Love - Hugo Montenegro

    Mae - Herb Alpert & The Tijuana Brass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal isto de um leitor responder ao outro. Abraços a ambos.

      Excluir
    2. Percy Faith - Theme From A Summer Place ESSA ERA A MUSICA DO PROGRAMA CAFE DA TARDE COM EDI AMORIN NA RADIO ITAI E PELA MANHA O BOLSA DE EMPREGOS USAVA DE FUNDO ESSA MUSICA The Girl From Paramaribo (1972)


      Excluir
    3. PARTICIPEI MUITAS VEZES DO PROGRAMA NÃO DIGA NÃO DO SAUDOSO SAYÃO LOBATO E CONSEGUI TRABALHO ATRAVES DO BOLSA DE EMPREGOS MAS AINDA COM EDY AMORIN SENÃO ME ENGANO ANO DE 1971 A 1972 POR AI...EU ESTAVA SEMPRE LA PELA RADIO QUANDO ELA ERA NA GALERIA DI PRIMIO BECKER NÃO RECORDO O ANDAR...

      Excluir
    4. Obrigada por esta linda lembrança de minha infância

      Excluir
  3. a musica tomorrow´s love foi cortina de outra emissora, a caiçara confidencial.
    Na itaí, Mae tijuana Brass, era cortina do clube dos namorados, no mesmo horario noturno, da concorrente. Um dos programas da tarde, saudoso Edi Amorim, e o café da tarde com o tema Look For Stars, como cortina. GOSTARIA IMENSAMENTE DE SABER DA POSSIBILIDADE DE OBTER AUDIO, DE ALGUNS PROGRAMAS, PRINCIPALMENT DO CAPITÃO RADAR, QUE EU OUVIA TODO FINAL DE TARDE ANTES DA VOZ DO BRASIL. AGRADECIDO. ps; Gostaria do nome da musica de abertura do programinha preferido de minha infãncia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos, infelizmente, estas informações. Pelo que sabemos não existem áudios gravados destes programas.

      Excluir
    2. Look for a Star, era tema do café da tarde com Edy Amorim, resposta a pergunta de Cléo Brum

      Excluir
  4. Como posso saber informações sobre um radialista da antiga rádio Itaí chamado Otaciano Flores(década de 60/70). Provavelmente já é falecido, mas gostaria de ver imagem ou áudio. Onde posso encontrar tal material? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Mas com toda essa história marcante da rádio Itaí, vocês não tem o áudio gravado da radionovela "Capitão Radar"?!?!? Não acredito que alguém não tenha essas gravações, já que muitos dos radialistas da época estão vivos, será que o próprio Sérgio Zambiasi não teria esse acervo com ele ou outra pessoa?

    ResponderExcluir
  7. Alguem possuí a vinheta da CULTURA POP FM?

    CULTURA POP,(POP MESMO!)

    Lembro da chamada do programa "quadrisom",a partir da 00:00,com a música da banda alemã,passport,com a faixa "ostinato" do disco "infinity machine"...uma maravilha!

    "Músicas de quatro em quatro na madrugada".

    Bons tempos!!!

    ResponderExcluir
  8. Itai insuperável nos anos marcante companheiras de minha adolescência jamais te esquecerei não diga nao o qual participei com êxito duas vezes jamais existirá emissora com apelo tão sentimental como esta ainda presente na memória de quem foi adolescente nos anos dourados de 1960

    ResponderExcluir
  9. 2 músicas do programa "Itaí Dona da Noite": Tomorrow's Love - Jokarilon e Un Bacio Alla Volta - Guido Pistocchi & Orch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dona da noite tinha como cortina " Mae" e na caiçara confidencial a coryina era tomorow's love com a orquestra de Hugo Montenegro.

      Excluir
  10. Gostaria de informações do programa da tarde com João Carlos Maciel, creio que foi por volta de 1976... Eu adora ouvir, embora criança. Gostaria de ter algum audio do programa.Saudades da Itaí, hj infelizmente Porto Alegre não tem mais nenhuma emissora popular de verdade, estilo antigo de comunicar com o publico interagindo com os comunicadores ao vivo no ar... Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A entrada era : João Carlos Maciel no ar... E a noite meu tio Ari Siqueira Machado fazia o Itaú a dona da noite.

      Excluir
  11. Amado batista maio/junho 1983 na radio Itai; alguém sabe plzzzzzz

    ResponderExcluir
  12. Meu tio Ari Siqueira Machado foi locutor na Itaú a dona da noite e eu criança ouvia ...

    ResponderExcluir

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.