Jayme Copstein e as madrugadas do rádio no sul do país
2006
Luiz Artur Ferraretto


Anúncio do programa Gaúcha na Madrugada (fevereiro de 1985)
Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 2 fev. 1985. p. 25.


De 1985 a 2004, o rio-grandino Jayme Copstein, de fala mansa e envolvente, mudou as madrugadas radiofônicas do Sul do país, aliando um raciocínio rápido no bate-papo com os ouvintes, sem nunca adentrar o nebuloso terreno do sensacionalismo e mantendo sempre uma postura elegante ao microfone da Rádio Gaúcha. O projeto inicial levado a cabo por ele diferia bastante da proposta que o consagraria como apresentador.

Ao assumir a gerência-executiva da emissora da Rede Brasil Sul, Flávio Alcaraz Gomes propõe que Copstein, então editor-chefe do Jornal do Comércio, recupere, da meia-noite às 3h, as principais entrevistas do dia levadas ao ar durante a programação, amarrando com comentários os vários trechos editados. Guindado à nova função, Jayme sugere que, ao contrário, abra-se espaço para que o ouvinte analise, por telefone, as entrevistas. Com esta perspectiva, o Gaúcha na Madrugada estreia em 4 de fevereiro de 1985, mas, naquela edição, rapidamente, esgotam-se os trechos gravados e Copstein, até por inexperiência ao microfone, leva a transmissão, precariamente, até o final. O relato dele ao Projeto Vozes do Rádio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul revela-se significativo a respeito de um padrão que começa a ser identificado em relação à audiência:

– No outro dia, eu entrei na rádio, achando que não tinha nem mais programa. [...] Aí, eu entrei no ar para fazer molecagem, porque eu achava que eles iam me mandar embora. Comecei a brincar com todo mundo. Aí, telefona um sujeito e me pergunta: “Como é que se conhece a fêmea do quero-quero?”. “Olha, só perguntando ao namorado dela, porque é o único interessado nisto.” Deu uma polêmica em torno da fêmea do quero-quero! Todo mundo dando palpite. Aí, eu acabei não fazendo mais entrevista com ninguém e os ouvintes falando, falando... Eu sei que esse foi o resultado: a partir daí sempre os ouvintes ligaram para opinar. Sobre coisas particulares de cada um ou sobre a vida do país. E foi aí que o programa tomou corpo.

De fato, nas edições iniciais do Gaúcha na Madrugada, Jayme Copstein identifica, a exemplo de espaços mais populares da programação radiofônica, a solidão dos grandes centros urbanos. No entanto, dentro do formato misto talk and news adotado pela emissora em meados da década de 1980, o programa não foge ao conteúdo jornalístico e ao tipo de público – basicamente adulto, com no mínimo ensino médio e pertencente às classes A e B –, embora, a rigor, aproxime-se muito do chamado all talk em vigor nos Estados Unidos. A todo momento, o apresentador e seus entrevistados interagem com os ouvintes, que expressam, em suas participações, dúvidas e opiniões e, por vezes, relatam acontecimentos cotidianos. Para regular o que é irradiado, Copstein inspira-se em A Hora do Pato, um antigo programa de calouros da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Aproveita, assim, um efeito sonoro reproduzindo o grasnar de um pato, que acaba se transformando em personagem do Gaúcha na Madrugada:

– O Pato é um elemento – digamos que o elemento de rádio tem que ser sonoro, bem humorado – para tirar as pessoas do ar quando elas se tornam inconvenientes. Ou porque dizem palavrão, ou porque fazem ofensa de natureza pessoal, ou então porque falam em futebol, e futebol é uma coisa que se esgota à meia-noite. A emissora às 20h entra a falar em futebol e não termina antes da meia-noite. Então eu sempre achei isso excessivo. [...] E aí o Pato. E o Pato eu achei muito engraçado, porque ele não diz nada. O Pato é só aquele oiuioeuriuro. [...] E o Pato começou a tirar as pessoas do ar. Até que um dia eu precisava meter o pau, mas descer a lenha no governo mesmo, era o governo Pedro Simon, e aí eu precisava, digamos, ter um outro eu que se responsabilizasse por aquilo. Aí o Pato disse isso, o Pato disse aquilo.

Em termos de jornalismo e prestação de serviços, o Gaúcha na Madrugada passa pelo que Copstein chama de “uma fase de esclarecimento público”. Antes mesmo da Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990, instituindo o Código de Defesa do Consumidor, o programa já aborda o tema, levando para o estúdio advogados que respondem, no ar, a perguntas dos ouvintes formuladas por telefone ou carta. Com as dúvidas em termos de legislação abrangendo diversas áreas, forma-se uma espécie de equipe de colaboradores. Conforme suas especialidades dentro do Direito – do consumidor, imobiliário, previdenciário, trabalhista... –, revezam-se ao microfone profissionais como César Dias Neto, José Henrique de Freitas Valle, Flor Edison da Silva Filho, Pedro Ruas e Raul Portanova. O Gaúcha na Madrugada atrai, deste modo, uma audiência particular em um horário pouco explorado até então pelas emissoras do estado:

– [...] hoje [início do século 21] eu tenho [...] médicos fazendo plantão nos hospitais, enfermeiros, auxiliares de enfermeiros, advogados fazendo petições, juízes lavrando sentenças, quer dizer, há todo um universo de pessoas que estão acordadas a essa hora e que, portanto, ouvem o programa. [...] Eu acho que a faixa de ouvintes se concentra entre 30 e 50 anos.

O programa ganha abrangência nacional em 1995, transformando-se no Brasil na Madrugada, quando se forma a Rede Gaúcha Sat. Na mesma época, a sua qualidade é reconhecida no exterior. Jayme Copstein obtém a medalha de prata na categoria Melhor História de Interesse Humano no The New York Radio Festivals, com o trabalho Memórias de um Menino de Rua, narrando a trajetória do economista Carlos Nelson dos Reis, um ex-menor abandonado.

Depois de quase duas décadas trocando o dia pela noite, Jayme Copstein deixou em 2006 a apresentação do Brasil na Madrugada. Apesar da qualidade de seus substitutos, a voz calma, mesmo na indignação, deixou saudades nos insones.

 Jayme Copstein
Entrevista realizada por Luiz Artur Ferraretto em 9 de outubro de 2002.

11 comentários:

  1. Após trabalhar todo o dia e estudar no período da noite, ouvia o querido Jayme, companheiro, informante e conforto para meu dia agitado. Obrigado, Jayme.

    ResponderExcluir
  2. Cleomar, quando comecei a dar aulas à noite, fazia o mesmo. Chegava em casa e dormia escutando o Jayme. No quarto ao lado, minha mãe ia longe fazendo o mesmo. Tenho absoluta certeza que a madrugada merecia algum programa semelhante ao do Jayme, de quem me orgulho de ser conterrâneo. Um abraço. Luiz Ferraretto.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, nossa madrugada atual está boa so para dormir. Uma pena. Quem viveu o período do Jayme sabe a qualidade que estamos perdendo atualmente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Hoje você postou novamente o artigo sobre o Jayme. O reli com prazer e boas lembranças. E nossa rádio aumentou a quantidade de programas sobre futebol.

    ResponderExcluir
  5. Nosso Jayme pena foi. Uma pena. Mas tivemos uma grande convivência com este jornalista de primeira.

    ResponderExcluir
  6. Eu gravava trechos do programa do Jayme com umas fitas k7, eu comecei ouvir ele com mais frequência em 2001 nos meus 15 anos,estudava a tarde e de madrugada ficava ouvindo,e tinha meu radio motobras,como moro no Parana, eu de inicio achei q a radio gaucha saia do ar geral a 1 da manhã, depois foi descobrir que a radio saia do ar só nas ondas curtas a 1, e ficava o resto da madrugada nas ondas médias, por que as ondas medias ficava no ar até meados das 7 e pouco da manhã até sair do ar e voltar a noite só!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayme Copstein foi, sem dúvida, um ícone do rádio de Rio Grande - sua cidade natal -, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

      Excluir
  7. Ouvi muito o Jayme nas madrugadas, início dos anos 90. A Rádio Gaúcha entrava forte em aqui em São José dos Campos, SP, em AM. Triste em saber de seu passamento. Grande jornalista.

    ResponderExcluir

Em breve, estaremos analisando a sua postagem. Grato pela colaboração.